quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Dia da Consciência Negra passa em branco em Cotia

O dia da Consciência Negra foi feriado em 225 municípios do Brasil, segundo dados da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A data foi celebrada em centenas de eventos pelo país, lembrando o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.
O 20 de novembro foi instituído como data de referência para o movimento em contraposição ao 13 de maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888. O 13 de maio expressa, então, a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros, em vez de enfatizar a própria luta dos negros por sua libertação.
Infelizmente, em Cotia, não houve nenhuma manifestação por parte da administração pública para a data, apesar desta constar como Dia Municipal. Esperemos que o esquecimento não seja uma marca da administração cotiana, e que as administrações futuras tenham mais carinho com a população negra.

Nenhum comentário: